escudoESTUDIOS HISTÓRICOS ISSN: 1688-5317-Uruguay

 

EDICIÓN Nro. 6 Revista Digital

 

 



 

 Editorial 

Estimad@s lectores con mucho placer presentamos una nueva edición de Estudios Históricos. En este caso con una noticia que nos genera mucha alegría, la edición en Europa de la Tesis doctoral del Prof. Walter Rela: “Colonia del Sacramento, 1678 – 1778. Historia política, militar y diplomática” realizada por la Editorial Académica Española (EAE). El lanzamiento está previsto para el mes de agosto en Berlín y Madrid y posteriormente se realizarán presentaciones del mismo en distintos lugares. A nivel regional estaremos divulgando este trabajo en varias universidades que ya han manifestado su interés por las características del tema. 
Las consultas sobre las presentaciones y venta del libro pueden ser realizadas en el sitio web: www.eae-publishing.com
Para ver y comprar el libro: Puede verlo a partir del siguiente enlace https://www.morebooks.de/store/gb/book/colonia-del-sacramento-1678-1778/isbn/9783844339574 

En este número, además de los calificados artículos seleccionados para edición, hemos mantenido el trabajo de investigación “Artigas” con la totalidad de los documentos publicados en la Edición Extraordinaria Nº 3. Esto responde al crecido número de accesos que ha tenido y las consultas que hemos recibido para ampliar información. 

Finalmente, nuestros agradecimientos a todos los docentes e investigadores que hacen posible la edición de esta revista y a los lectores en más de 37 países de todos los continentes que nos alientan a continuar con esta tarea. 


Prof. Mag. Eduardo R. Palermo
Director
Rivera, Uruguay, julio de 2011

 

 

 

 

 

 


 

 

A posse de escravos em uma paróquia da capital do império do Brasil, 1870
José Flávio Motta, Nelson Nozoe, Iraci del Nero da Costa


RESUMO: Estudamos a estrutura da posse de escravos de São Cristóvão com base em levantamento populacional efetuado em 1870, quando essa freguesia já integrava o perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro que era, à época, capital do Império do Brasil. Os resultados apresentados representam, pois, um recorte de como se revelava a referida estrutura às vésperas da Abolição em um centro urbano dos mais dinâmicos do Império. Tais resultados reafirmam o padrão estabelecido pela historiografia com respeito ao escravismo brasileiro: forte presença de escravistas de porte modesto ¾79% deles, com até 5 escravos, detinham 46% do total de cativos¾, difusão relativamente ampla da instituição ¾em cerca de 25% dos fogos havia escravos¾ e inexistência de uma forte concentração na posse de cativos ¾o que se corrobora pelo índice de Gini (0,46). Os valores da média (3,8), moda (1) e mediana (3) atestam o predomínio das posses de pequeno porte. Em suma, o escravismo parece apresentar em seus momentos finais, para o caso de São Cristóvão, o mesmo perfil básico válido para o início do século XVIII, nos mais diversos pontos do território brasileiro.



PALAVRAS-CHAVE
: estrutura da posse de escravos; São Cristóvão; economia da escravidão; escravismo; demografia histórica.



ABSTRACT: This work examines the slaveholding structure in São Cristovão based on a census taken in 1870, when this parish was already a part of the urban perimeter of the city of Rio de Janeiro. Thus, the results presented are a portrait of that structure in the eve of Abolition for one of the most dynamic urban centers of Brazilian empire. The results validate the pattern of Brazilian slavery determined by historiography: the small slaveholders had a great weight, with 79% of them, owning up to 5 slaves, controlling 46% of the slave workforce; the institution of slavery was relatively widespread, for about a quarter of all households had slaves; and the distribution of the slaveholding was not much concentrated, a fact confirmed by an index of Gini of 0,46. Average (3,8), modal (1) and median (3) values all point to the dominance of small slaveholdings. In short, the final period of slavery in São Cristóvão seems to have the same basic characteristics found for many different parts of Brazilian territory in the eighteenth century.



KEYWORDS: slaveholding structure; São Cristóvão; economy of slavery; slavery; demographic history.





CURRÍCULOS: José Flávio Motta, Professor Livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Nelson Nozoe, Professor Livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Iraci del Nero da Costa, Professor Livre-docente aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP.

Articulo 
Completo

 




Os Positivistas Ortodoxos e a Guerra do Paraguai

Dr. Mário Maestri




RESUMO: Afirma-se tradicionalmente que não houve no Brasil defecção ou oposição interna significativa à guerra contra o Paraguai [1864-70] entre as chamadas classes políticas e intelectuais do Império, ao igual do ocorrido nas demais repúblicas do Prata envolvidas naquele confronto – Argentina, Uruguai e Paraguai. Liberais e conservadores simplesmente disputaram as glórias da guerra fratricida, revezando-se na sua direção. Apesar de fortes críticas à condução do conflito e algumas sugestões de paz, sobretudo após a enorme derrota na batalha de Curupayty, em 22 de setembro de 1866, a guerra prosseguiu sem uma verdadeira oposição interna, segundo a vontade imperial de dom Pedro e, a seguir, o comando do ministério conservador, exigido por Caxias, no comando supremo militar, desde outubro de 1866. A guerra se concluiu com o fim da verdadeira caçada humana a Solano López, que constrangeu até mesmo aquele comandante máximo, o mais dedicado e capaz servidor militar da monarquia, levando-o a abandonar o frente de combate e a direção das tropas, sem autorização, em janeiro de 1869. O consenso político liberal-conservador sobre a guerra contra o Paraguai expressava a forte coesão da ordem monárquico-escravista, sem uma verdadeira oposição política e social.

PALAVRAS CHAVES: Guerra do Paraguai, Brasil, Rio da Prata.



CURRICULO
: Doutor em História pela Univ. Católica de Lovaina, Bélgica, Professor do Programa de Pos Graduaçao em Historia da Universidade de Passo Fundo, RS- Brasil

Articulo 
Completo
 

 


 

 A precisão e a distorção: diálogos entre Diego Velázquez e Francis Bacon.

Prof. Antonio Gasparetto Júnior




RESUMO: O presente artigo é uma análise do diálogo entre dois pintores bem separados no tempo, Diego Velázquez e Francis Bacon. Nesse sentido pretende-se apresentar e discutir as releituras feitas por Bacon do quadro Inocêncio X de Velázquez.

PALAVRAS-CHAVES: 
Diego Velázquez; Francis Bacon; Inocêncio X.



ABSTRACT: 
This article anilyzes the dialog between two painters so separeted by time, Diego Velázquez and Francis Bacon. By this way, we want to show and debate about the rereading made by Bacon of Velázquez’s Innocent X.

KEYWORDS: Diego Velázquez; Francis Bacon; Innocent X.



CURRICULO:
 Antonio Gasparetto Júnior, Mestrando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Historiador, Redator, Jornalista, Professor e Editor Assistente da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades.


Articulo 
Completo
 

 


 

Elementos teóricos para uma perspectiva interpretativa: modo de produção, conhecimento histórico.
Prof. Dr. Agostinho Mario dalla Vecchia


RESUMO: o presente artigo apresenta uma abordagem das categorias modo de produção, modo de produção e conhecimento histórico permitindo mostrar a integrada e necessária vinculação do modo de produção com o efetivo processo do conhecimento. abre caminho para a abordagem de outras categorias da teoria do conhecimento na perspectiva marxista como: formação social, totalidade, mediações, servidão, filhos de criação, escravidão.

PALAVRAS-CHAVE: Modo de produção, Conhecimento histórico, Teoria do conhecimento.



CURRICULO: Agostinho Mario Dalla Vecchia foi professor da universidade Federal de Pelotas e Universidade Católica de Pelotas. Licenciado em Filosofia, curso parcial de Teologia e Ciências Contábeis, Mestre em História do Brasil, Doutor em História do Brasil. Publicou obras de História: Os Filhos da Escravidão (Dissertação de mestrado em 3 volumes), Filhos de Criação: elementos para uma economia política da formas de produção semi-servil filhos de criação (Tese de doutorado em 3 volumes), e obras de Filosofia da Educação, Ética e Poesia. É educador biocêntrico e fundador e coordenador da revista www.pensamentobiocentrico.com.br. 

 



Articulo 
Completo

 


 

Ordem em colônias: legislações para os índios no período filipino.
Profa. Dra. Maria Isabel de Siqueira




RESUMO: O comércio do pau-brasil, a insuficiência de braços para a lavoura e o incentivo à exploração das minas, ao longo dos séculos XVI e XVII, produziram efeitos contraditórios que contribuíram para a formação da sociedade daquela época. Um desses efeitos foi a aquisição lícita de indígenas. No período Filipino as leis elaboradas para tratar da liberdade dos índios explicitam as fronteiras entre a ordem e a desordem estabelecidas no relacionamento das autoridades administrativas com o indígena, descortinando o modo colonizador da Coroa.

PALAVRAS-CHAVE: ordem – desordem – colônia – legislações indígenas – período filipino

CURRICULO
: Maria Isabel de Siqueira tem formação em Direito e em História. É Professora Associada da UNIRIO, atuando na Pós-Graduação na área das Instituições com ênfase no poder e na cultura e na Graduação em história da América Espanhola. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa voltada para história ambiental em interface com a história político-cultural onde procura pesquisar os efeitos contraditórios da exploração dos recursos naturais que contribuíram para a formação da sociedade colonial, a partir das iniciativas dos colonizadores e dos colonos. Professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Brasil - misrjhistoria@gmail.com



Articulo 
Completo
 

 


 

 

Mundo afro e os afro-descendentes no Uruguai: decontrução dum processo etno-genético.

Lic. Adriana Pérsia

Mestrado de antropologia na Universidade La Sapienza, em Roma



RESUMO: Este ensaio propõe uma reflexão acerca do tema da identidade étnica dos afro-descendentes no Uruguai, a partir duma pesquisa etnográfica desenvolvida entre Montevideo e Rivera. A fim de contextualizar meu trabalho, analiso a questão da identidade no contexto nacional: o fenômeno de branqueamento da “cara” do Uruguai e a “invisibilidade” das minorias indígenas e afro-descendentes. Constitui o enfoque central do texto, o rol da ONG Mundo Afro como ator do processo de etno-gênese, a construção da etnia do “afro-descendente” como categoria que vem-se distinguindo do “Outro”. Isso faz com que a minoria afro venha ganhando visibilidade, mas ao mesmo tempo venha configurando-se como um modelo fixo no tempo e no espaço, avulso das particularidades locais.

PALAVRAS-CHAVE: Uruguay, afro-descendentes.



CURRICULO:
 Mestrado de antropologia na Universidade La Sapienza, em Roma

 

Articulo 
Completo
 




LIBRO: Mercado y empresas em Europa: la empresa González de la Sierra en el comercio gaditano entre los siglos XVIII y XIX.  de AMEDEO LEPORE.



En el mes de febrero de 2011 recibimos de la Universidad de Cadiz, la invitación a la presentación del libro del Prof. Amedeo Lepore que se publicaba em español por la editorial de la Universidad, dicha presentación estuvo a cargo del Prof. Bernal. Semanas después fuimos sorprendidos por el envío, en formato digital de dicha publicación que nos hizo su autor, con la autorización correspondiente para la publicación en la revista Estudios Históricos. Queremos agradecerle al Dr. Lepore por su amabilidad y confianza en permitirnos reproducir su importante trabajo de investigación, sin fines de lucro. Queremos significar que otros investigadores también nos han hecho llegar las autorizaciones para reproducir sus trabajos completos lo que mucho agradecemos en el marco de difundir la producción académica en forma accesible, gratuita, responsable y debidamente autorizada por sus creadores. Los lectores disponen, a continuación, en formato Pdf de la presentación realizada por el Dr. Bernal y el libro: “Mercado y empresas en Europa: La empresa González de la Sierra em el comercio gaditano entre los siglos XVIII y XIX”.

CURRICULO: Amedeo Lepore es profesor asociado de Historia Económica en el Dipartimento di Studi Europei Giuspubblicistici e Storico-economici dell’Università degli Studi di Bari, donde es titular del curso de Marketing, Evolución e Historia del Patrimonio Industrial. Es profesor contratado de Historia y Organización de Empresas Comerciales, en la Facoltà di Economia della Luiss-«Guido Carli» de Roma. Es profesor contratado de Historia Económica, en la Universidad «Zoja e Këshillit të Mirë» de Tirana (Albania). Es parte del Consejo de Administración de la SVIMEZ y del Advisory Board de InnoCrowding Group. Es miembro de la Società Italiana degli Storici dell’Economia (SISE), de la Asociación Española de Historia Económica (AEHE), de la Associazione Italiana per la Storia del Pensiero Economico y de la Accademia Pontaniana, en la Classe di Scienze Morali. 

 

 Presentación del libro

Libro 
Completo